Wednesday, December 07, 2016

Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural, 20 de Dezembro, 3ªfeira, 18.30

Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural
20 de Dezembro, 3ªfeira, 18.30
Casa da Horta, Porto


A Alimentação “Moderna”
Já dizia Hipócrates, o Pai da Medicina, “Somos aquilo que comemos”. Sendo a alimentação tão preponderante naquilo que somos e fazemos porque é que, tantas e tantas vezes, praticamos uma alimentação tão inconsciente e descuidada? Não acaba por ser inevitável o surgimento de tantos problemas de saúde (física, emocional e energética) associados ao nosso estilo de vida e à alimentação inconsciente que muitas vezes praticamos?
Pode-se dizer que a nossa alimentação se artificializou, industrializou e tornou em larga medida negligente. Quantas vezes reflectimos verdadeiramente sobre os nossos hábitos alimentares? Até que ponto nos preocupamos verdadeiramente com a qualidade e vitalidade da nossa alimentação? Até que ponto estamos empenhados no desenvolvimento de um estilo de vida e de uma alimentação verdadeiramente natural, equilibrada e consciente?

A Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural é pois uma oportunidade para investir em algo tão importante como a nossa própria Alimentação e Vitalidade. Para aprender também alguns dos fundamentos e alimentos mais importantes na Alimentação Vegetariana Natural – nomeadamente em termos de equilíbrio nutricional - de forma simples, prática, acessível e, literalmente, “com todo o gosto”!


Projecto Segredos da Horta
Segredos da Horta é um projecto que tem por finalidade a divulgação da "Alimentação Vegetariana Natural" nas suas diversas vertentes: nutricional, prática e filosófica.
Desenvolve-se, principalmente, através da realização de "Oficinas" de Formação em Alimentação Vegetariana, assim como diversos outros Cursos e Sessões Práticas. O projecto consiste também na realização de iniciativas e actividades como por exemplo Palestras, Almoços e Jantares Vegetarianos, Pic-Nics e Encontros, entre outros, com o principal objectivo de dar a conhecer e levar a experimentar a Alimentação Vegetariana Natural.

Formador
Pedro Jorge Pereira, praticante do vegetarianismo sensivelmente desde 2000, foi cozinheiro no Restaurante Nakité, no Porto, e Daterra, em Matosinhos, integrando actualmente a Associação Cultural Casa da Horta, que tem também no vegetarianismo um dos seus principais valores. Desenvolve um trabalho de divulgação da Alimentação Vegetariana Natural nas suas diversas dimensões. É formador e dinamizador do Projecto Segredos da Horta. Tem simultaneamente vindo a colaborar e desenvolver vários outros projectos e iniciativas na área da Alimentação Vegetariana Natural e da Educação Ecológica e Social.

Na Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural são preparados e confeccionados diversos pratos Vegetarianos, assim como transmitidos diversos conhecimentos e princípios que vão no sentido de desenvolver uma Alimentação com a maior vitalidade e o mais Natural possível.
No final de cada oficina são saboreados os pratos confeccionados.

Menu Previsto:

Paté de Feijão Branco e Alho Francês
Sopa de Algas e Cogumelos
Tofu Assado no Forno com Crosta de Especiarias e Sementes
com Arroz Integral
Bolo de Ananás e Côco

A quem se destina este workshops? Destina-se a quem tem por objectivo transitar (parcial ou totalmente) para uma Alimentação Vegetariana. Destina-se a quem, pretendendo manter uma alimentação convencional, tem por objectivo diversificar mais a sua alimentação e fazê-lo de forma consciente. Destina-se ainda a quem já praticando uma Alimentação Vegetariana e/ou Natural pretende aprofundar conhecimentos e ter contacto com novas abordagens.


Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural
20 de Dezembro, 3ªfeira, 18.30
Valor de Participação: 27,50 € (*)


Número de inscrições limitado (por razões de ordem logística). Prioridade de acesso à actividades por ordem de inscrição EFECTIVA
(*) 10% de desconto para associad@s “Hortelão” da Casa da Horta, associad@s do Centro Vegetariano ou no caso de duas ou mais inscrições. Descontos não acumuláveis.


Informações e Inscrições:
Enviar e-mail para:

Na resposta será enviada a Ficha de Inscrição na Oficina, assim como os Respectivos dados de confirmação.


Data Limite de inscrição:
18 de Dezembro, Domingo


Informações no Blog:
Evento no facebook:

Segredos da Horta – Alimentação Vegetariana Natural
Pedro Jorge Pereira - 93 4476236
email. segredosdahorta@gmail.com
blog. http://segredosdahorta.blogspot.com/
f.b.: https://www.facebook.com/segredosdahorta.alimentacaonatural/

Apoios:
Casa da Horta (LOCAL de REALIZAÇÃO da OFICINA)
CONTACTOS
Rua de São Francisco, 12A
4050-548 Porto
Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges.
Tel: 222024123
email: casadahorta@pegada.net

Centro Vegetariano

Produtos:
Os ingredientes/alimentos utilizados podem, na sua grande maioria, ser encontradas na Loja Vegetariana do Centro Vegetariano.

No comments: