Friday, August 07, 2015

Universidade Vegetariana de Verão, IVª Edição - 2015, 27 e 28 de Agosto


Segredos da Horta, Matosinhos
27 de Agosto, 5ªfeira, 18h30-22h00
28 de Agosto, 6ªfeira, 18h30-22h00

Contribuição: 25,00* por cada módulo ou 45,00* pelos 2
*10% de desconto para sócios “Hortelão” da Casa da Horta ou do Centro Vegetariano. 10% de desconto em duas ou mais inscrições. Descontos não acumuláveis


A Alimentação “Moderna”
Somos aquilo que comemos. Sendo a alimentação tão preponderante naquilo que somos e fazemos porque é que, tantas vezes, praticamos uma alimentação tão inconsciente e descuidada? Não acaba por ser inevitável o surgimento de tantos problemas de saúde (física, emocional e energética) associados ao nosso estilo de vida e à alimentação inconsciente que praticamos?
Pode-se dizer que a nossa alimentação se artificializou, industrializou e tornou em larga medida negligente. Quantas vezes reflectimos verdadeiramente sobre os nossos hábitos alimentares? Até que ponto nos preocupamos verdadeiramente com a qualidade e vitalidade da nossa alimentação? Até que ponto estamos, ou não, empenhados no desenvolvimento de um estilo de vida e de uma alimentação verdadeiramente natural, equilibrada e consciente?
Por outro lado, mesmo sendo uma alimentação à partida bastante mais saudável (isenta por exemplo de hormonas e outras substâncias que se acumulam nos próprios animais sacrificados para consumo) por vezes o próprio Vegetarianismo é também praticado de forma inconsciente e pouco equilibrada, não seguindo os princípios de uma Alimentação verdadeiramente … Natural.

A Universidade Vegetariana de Verão, IVª Edição - 2015 é pois uma óptima oportunidade para investir em algo tão importante como a nossa própria Alimentação, Saúde e Vitalidade. Para aprender também alguns dos fundamentos e alimentos mais importantes na Alimentação Vegetariana Natural – nomeadamente em termos de equilíbrio nutricional - de forma simples, prática, acessível e, literalmente, “com todo o gosto”! Sendo que, estando dividida em duas sessões, esta é uma oportunidade de o fazer de forma mais intensiva e aprofundada

Alguns dos conteúdos abordados:
  • Noções básicas de nutrição vegetariana
  • A Alimentação Natural
  • Ingredientes / condimentos básicos numa Alimentação Vegetariana Natural
  • Dicas e Técnicas diversas.
  • Dúvidas e Questões

Projecto Segredos da Horta
Segredos da Horta é um projecto que tem por finalidade a divulgação da "Alimentação Vegetariana Natural" nas suas diversas vertentes: nutricional, prática e filosófica.
Desenvolve-se, principalmente, através da realização de "Oficinas" de Formação em Alimentação Vegetariana, assim como Cursos e Sessões várias associadas à temática. O projecto desenvolve-se também através da realização de iniciativas e actividades como por exemplo Palestras, Almoços e Jantares Vegetarianos, Pic-Nics e Encontros, entre outros, com o principal objectivo de dar a conhecer e levar a experimentar a Alimentação Vegetariana Natural.


O Formador
Pedro Jorge Pereira foi cozinheiro no Restaurante Nakité, no Porto, e Daterra, em Matosinhos, integrando, actualmente, a Associação Cultural Casa da Horta. Sendo já desde há largos anos um apaixonado e “estudioso” da Alimentação Natural. Desenvolve pois um trabalho de divulgação e sensibilização para as questões da Alimentação e Ecologia sobretudo através do Projecto Segredos da Horta. Tem simultaneamente vindo a colaborar e desenvolver vários outros projectos e iniciativas na área da Alimentação Vegetariana Natural e da Educação Ecológica e Social.

Universidade Vegetariana de Verão, IVª Edição - 2015
A Universidade Vegetariana de Verão, IVª Edição - 2015 consiste, no essencial, num curso que permite um grau de aprofundamento maior das temáticas abordadas.


27 de Agosto, 5ªfeira, 18h30-22h00
  • Formação sobre Vegetarianismo e Nutrição
  • Formação Prática
    Menu:
    Entrada: Pãezinhos de Sementes
    Prato principal: Souflé Vegano de Grão e Alho Francês
    Acompanhamento(s): Cous – Cous à Marroquina com Pimentos Salteados
    Sobremesa: Pudim de Ameixa e Alfarroba


28 de Agosto, 6ªfeira, 18h30-22h00
  • Formação Teórica
  • Formação Prática
    Menu:
    Entrada: Paté de Tremoço
    Prato principal: Burguers de Feijão Mung
    Acompanhamento: Arroz Integral com Salada Estival de Molho de Sésamo
    Sobremesa: Bolo de Tâmeras e Avelã


O valor do curso incluí:
- Formação durante a oficina e acompanhamento posterior
- Refeições
- Materiais pedagógicos


Local: Segredos da Horta, Matosinhos


Número de inscrições limitado (por razões de ordem logística). Prioridade de acesso à actividade por ordem de inscrição com a respectiva confirmação.


Informações e Inscrições:
93 447 6236 (Pedro Jorge Pereira)

Na resposta será enviada a Ficha de Inscrição, assim como os Dados de Confirmação.

Data Limite de inscrição:
25 de Agosto, 3ªfeira


Segredos da Horta – Alimentação Vegetariana Natural 93 4476236 Pedro Jorge Pereira
segredosdahorta@gmail.com
http://segredosdahorta.blogspot.com/


Facebook:
http://www.facebook.com/segredosdahorta.alimentacaonatural


Apoios:
Casa da Horta
http://casadahorta.pegada.net/
Centro Vegetariano
http://www.centrovegetariano.org/

No comments: