Tuesday, February 04, 2014

Projectos e Actividades do Projecto Segredos da Horta (Resumo)


Segredos da Horta – Informação e Sensibilização

Informação e Sensibilização sobre Alimentação Natural (Base de Dados Informativa e Redes Sociais)
O projecto Segredos da Horta funciona como plataforma de recolha e divulgação de informação relevante na área da Alimentação, nomeadamente Alimentação Vegetariana e Alimentação Natural, utilizando as suas diferentes plataformas comunicativas como suporte de divulgação de materiais de valor educativo e de sensibilização.


Segredos da Horta – Cursos e Oficinas

Curso/Oficina de Introdução à Àlimentação Vegetariana Natural
Os Cursos e Oficinas de Alimentação Vegetariana Natural são compostas de uma componente prática nas quais são preparados e confeccionados diversos pratos Vegetarianos, assim como são transmitidos diversos conhecimentos e princípios no sentido do desenvolvimento de uma Alimentação com a maior vitalidade e o mais Natural possível.No final de cada oficina decorre uma refeição onde são saboreados os pratos confeccionados.

Workshop de “Alimentação Natural e Consciente”
No Workshop de “Alimentação Natural e Consciente” são desenvolvidas determinadas práticas e técnicas de reflexão e discussão sobre a nossa própria Alimentação. São ainda delineados determinados objectivos e metas de mudança pessoal através de exercícios de reflexão e de planos individuais, com o propósito de fazer da Alimentação de cada pessoa aquilo que ela deve ser: um acto sagrado de nutrição, de prazer e, antes de tudo o mais, de consciência.

Oficina de Pequenos Almoços “Em grande” - Alternativas Vegetarianas para um Pequeno-Almoço Saboroso e Nutritivo
A Oficina “Pequenos-Almoços em Grande” - Alternativas Vegetarianas para um Pequeno-Almoço Saboroso e Nutritivo é composta de uma componente prática nas quais são preparados e confeccionados diversas possibilidades para um Pequeno- Almoço alternativo e nutritivo, assim como são transmitidos diversos conhecimentos e princípios no sentido do desenvolvimento de uma alimentação plena de vitalidade a partir daquela que é a “Primeira refeição do dia”.

Workshop “As Emoções da Alimentação”
O WorkShop “As emoções da Alimentação” - ou de como nos livrarmos do “peso” através da Alimentação (física e espiritual) é uma proposta muito original e criativa no sentido de fornecer diversas ferramentas e estratégias para nos livramos dos “pesos”, nomeadamente a nível alimentar e emocional, que prejudicam a nossa vida. É desenvolvido em parceira com a terapeuta Cristina Gomes.


Segredos da Horta – Sessões (In)Formativas, Palestras, Debates …

Sessão (In)Formativa de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural
A Sessão (In)Formativa de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural é uma actividade pedagógica com o objectivo de sensibilizar para a Alimentação Vegetariana e funciona também como sessão de esclarecimento relativa a inúmeras questões que Alimentação Vegetariana suscita.

Sessão (in)Formativa sobre Alimentação Vegetariana e Ecologia: As razões ecológicas por detrás de um Estilo de Vida Vegetariano”
A Sessão (In)Formativa sobre Alimentação Vegetariana e Ecologia foca-se mais especificamente sobre as questões de ordem ecológica inerentes à Alimentação, nomeadamente dissertando com substancial profundidade sobre os impactos ecológicos da indústria pecuária.

Sessão (in)Formativa sobre Alimentação Vegetariana e Desenvolvimento Espiritual
A Sessão (In)Formativa sobre Alimentação Vegetariana e Desenvolvimento Espiritual foca sobretudo nas questões de ordem espiritual inerentes à Alimentação Vegetariana, nomeadamente através da elucidação sobre diferentes correntes filosóficas e espirituais existentes.


Segredos da Horta – Outras Actividades, Feiras, Eventos 
 
Horta à Solta – Jantares/Almoços VegieVolucionários
O objectivo dos Jantares/Almoços “Horta à Solta” são o de levar “o vegetarianismo” a novos lugares dando-o a conhecer e, sobretudo, a provar a mais e mais pessoas. São jantares que decorrem em diversos tipos de locais (p.ex. Associações, Instituições, Escolas, Empresas, Residências, etc.) e onde diferentes tipos de públicos, nomeadamente ainda com algum desconhecimento da Alimentação Vegetariana, podem contactar e experimentar este tipo de alimentação.

HortOrganiza
O principal propósito da “Hortorganiza” é o de encontrar e implementar as melhores alterações no sentido de aumentar o grau de funcionalidade, conforto e, acima de tudo, organização das cozinhas. No “Hortorganiza” Segredos da Horta desloca-se à cozinha das famílias onde decorre uma sessão de estudo, planeamento e organização capaz de alterar toda a organização e funcionalidade destas. Cada sessão está prevista demorar, sensivelmente, 4 - 5horas.

Bancas Informativas e Degustativas em Feiras Ecológicas e Eventos
O principal propósito das “Bancas Informativas/Degustativas” é o de proporcionar o contacto entre a Alimentação Vegetariana, e mais especificamente o trabalho de Segredos da Horta, e o público em geral. Nas bancas usualmente estão disponíveis algum alimentos vegetarianos para o público poder ficar a conhecer melhor esta alimetação mas possuem, antes de tudo o mais, um carácter informativo, dado que nelas são disponibilizadas diversos tipos de informações relacionadas com o vegetarianismo.


"Segredos da Horta" - Alimentação Vegetariana Natural”

93 4476236 (Pedro Jorge Pereira)

Facebook

Linkedin

No comments: