Tuesday, October 08, 2013

Receita: TOFU PANADO no FORNO c/ MOLHO de PÊSSEGO


TOFU PANADO no FORNO c/ MOLHO de PÊSSEGO

Ingredientes:
1kg de Tofu
3 cebolas
shoyu
azeite
sumo de limão (facultativo)
mistura de especiarias: gengibre em pó, caril, alho, etc.

Polme:

Pão ralado e/ou sêmola de milho ou trigo
Sementes de Linhaça moídas
cerca de 100 a 150g Farinha de Grão e Azeite (ou Óleo)
Água q.b.

Preparação TOFU:
Colocar o Tofu a marinar. Ou seja, cortar o Tofu às fatias (não demasiado finas para não se desfazerem, nem demasiado grossas de forma a poderem absorver bem os temperos) e depois, por camadas, ir temperando com todos os temperos: caril, gengibre (pode ser em pó e/ou ralado), cebola, shoyu, sumo de limão). Deixar a marinar algumas horas e para uma marinada mais prolongada (o ideal) acrescentar água, verificando sempre que a quantidade de azeite e sumo de limão será suficiente para perimitr a conservação.

Preparação Polme:
Misturar a Farinha de Grão com um pouco de Óleo/Azeite. Pode-se acrescentar alguma especiaria (como p.exemplo caril). Misturar bem e ir acrescentando gradualmente água (há quem utilize água gaseificada).

Preparação Panadinhos:
Passar as fatias de Tofu pelo polme. Deixar escorrer e passar pela mistura do pão ralado e/ou sêmola misturados com as sementes de linhaça.
Levar a “assar” no forno durante cerca de 30-40m a uma temperatura de cerca de 170º (num tabuleiro disposto com cebola cortada às rodelas
Pode-se também “fritar” mas a versão “assada” é evidentemente muito mais saudável.


MOLHO de PÊSSEGO (opcional)

Ingredientes:
cerca 2 Pêssegos médios
canela (opcional)
sumo de limão ou laranja
amido de milho
cerca de 200ml de leite vegetal (aveia, arroz, soja)

Preparação do Molho:
Refogar o Pêssego num pouco de óleo. Acrescentar o Amido dissolvido em água e acrescentar. Acrescentar também o leite vegetal e a canela e ir sempre mexendo até engrossar (consderando que depois ao arrefecer engrossa sempre um pouco).

No comments: