Wednesday, September 18, 2013

Sessão (in)Formativa + Fórum de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural – Dicas e Prática, 27 de Setembro de 2013, 6ªfeira, Espaço Marabô, 21h30


Sessão (in)Formativa /Fórum debate sobre Alimentação Vegetariana Natural“A Alimentação Vegetariana Natural – Dicas e Prática”
Somos aquilo que comemos. Sendo a alimentação tão preponderante naquilo que somos e fazemos porque é que, tantas vezes, praticamos uma alimentação tão inconsciente e descuidada? Não acaba por ser inevitável o surgimento de tantos problemas de saúde associados ao nosso estilo de vida e à alimentação inconsciente que praticamos?
Pode-se dizer que a nossa alimentação se artificializou, industrializou e tornou em larga medida negligente. Quantas vezes reflectimos verdadeiramente sobre os nossos hábitos alimentares? Até que ponto nos preocupamos verdadeiramente com a qualidade e vitalidade da nossa alimentação?
Esta Sessão (in)Formativa visa sensibilizar para uma Alimentação Consciente e Sustentável, quer ao nível socio-ambiental quer ao nível da saúde e equilíbrio do próprio indivíduo. Será alimentarmo-nos de forma equilibrada algo assim tão difícil, aborrecido e dispendioso ou, pelo contrário, um processo divertido, acessível e, antes de tudo o mais … Natural?

Alguns dos principais conceitos abordados:

  • Principais motivos/motivações para adoptar uma Alimentação Vegetariana
  • Diferentes tipos de vegetarianismo
  • Noções básicas de nutrição vegetariana
  • A Alimentação Natural
  • Ingredientes / condimentos básicos numa Alimentação Vegetariana Natural
  • Dúvidas e Questões

Iremos ainda preparar uma receita vegetariana simples e prática.

Projecto Segredos da Horta
Segredos da Horta é um projecto que tem por finalidade a divulgação da "Alimentação Vegetariana Natural" nas suas diversas vertentes: nutricional, prática e filosófica. Desenvolve-se, principalmente, pela realização de "Oficinas" de Formação em Alimentação Vegetariana, assim como Cursos e Sessões Práticas. O projecto tem também por finalidade a realização de iniciativas e actividades, como por exemplo Palestras, Almoços e Jantares Vegetarianos, Pic-Nics e Encontros, entre outros, com o principal objectivo de dar a conhecer e levar a experimentar a Alimentação Vegetariana Natural.

O Formador – apresentação
Pedro Jorge Pereira, vegetariano há cerca de 13 anos, boa parte deles de forma integral (Vegan) foi cozinheiro no Restaurante Nakité, no Porto, e Daterra, em Matosinhos, tendo integrado também a Associação Cultural Casa da Horta. Actualmente desenvolve um trabalho, desmistificando preconceitos e mitos variados, de divulgação da Alimentação Vegetariana Natural junto de mais pessoas. É formador e dinamizador do projecto Segredos da Horta. Tem simultaneamente vindo a colaborar e desenvolver vários outros projectos e iniciativas na área da alimentação vegetariana natural e da educação ecológica e social.

Espaço Marabô
Situada na cidade do Porto, a Marabô – Formações & Eventos Culturais surge para dar a conhecer às pessoas, de um modo simples e inovador, aquilo que as rodeia.
Reinventando o conceito de formação e com uma “mãozinha” da Psicologia, na Marabô terá a oportunidade de se encontrar consigo mesmo e de entender melhor os passos que deu para chegar onde está.
Não esquecendo a História, será possível participar em caminhadas e conferências sobre diferentes temas, sendo um deles a histórica e “esquecida” cidade do Porto – será possível vê-la como nunca a viu? Venha connosco e surpreenda-se!
Mais e mais novidades surgirão, mas sempre com o mesmo comprometimento: proteger aquilo que mais parece ter caído no esquecimento – o Homem e as suas criações.
Localização:
Rua Dom Manuel II, 136, 1º Direito
4050 343 Porto

Inscrições e Informações:
Telefone: 910 785 717

Contribuição:
3 hortas, sendo que parte das contribuições revertem para a Associção “Bichanos do Porto”

Segredos da Horta – Alimentação Vegetariana Natural
Pedro Jorge Pereira 93 4476236
F.B.2: https://www.facebook.com/segredosdahorta

Apoios:
Centro Vegetariano

No comments: