Wednesday, April 10, 2013

HORTA à SOLTA - Jantares/Almoços vegievolucionários, Procura-se Espaços!


HORTA à SOLTA
Jantares/Almoços vegievolucionários, na tua associação,no teu Espaço, ou algures bem perto de ti. 

O objectivo dos jantares “Horta à Solta” são o de levar “o vegetarianismo” a novos lugares dando-o a conhecer e, sobretudo, provar a mais e mais pessoas de mente aberta, coração consciente e palato exigente …
Outro objectivo é ainda o de dar a conhecer, de forma prática e saborosa, as iguarias do projecto Segredos da Horta – Alimentação Vegetariana Natural.
Mas o mais importante ainda é o do simples convívio, partilha, troca de ideias. O de juntar um grupo, uma comunidade, em torno de um elemento tão essencial e sagrado como a alimentação.

Vegetarianismo
Ainda existem algumas ideias ou visões sobre o vegetarianismo que constituem verdadeiros mitos, ideias pré-concebidas ou tabus alicerçados num certo senso comum (na verdade completamente insensato) ou naquilo que são padrões culturais a nível alimentar exacerbadamente “carnívoros”.
No entanto, ainda que vivendo numa sociedade onde o consumo de carne é comum e predominante, o vegetarianismo por motivos de ordem ética, ecológica, de saúde e/ou espiritual, encontra-se cada vez mais difundido, estando também implícito nos novos paradigmas emergentes de maior aproximação da espécie humana à própria Mãe Natureza.
É pois tempo de contribuirmos também para a difusão desta opção alimentar e estilo de vida, que quando praticado de uma forma consciente e coerente tem um tremendo potencial de contribuir para uma mudança positiva na nossa vida e também no planeta.

HORTA À SOLTA
O principal propósito dos jantares “Horta à Solta” são o de levar “o vegetarianismo”, ou o vegetarianismo do “Segredos da Horta”, a novos lugares dando-o a conhecer e, sobretudo, provar a mais e mais pessoas de mente aberta, coração consciente e palato exigente. Neste caso o que pretendemos é fazer um jantar/almoço “Horta à Solta” com uma periodicidade mensal. Pretendemos realizar um jantar vegetariano composto por vários componentes (entrada, sopa, prato principal, sobremesa) de forma a demonstrar a diversidade e enorme riqueza da Alimentação Vegetariana. Mas pretendemos acima de tudo suscitar o convívio e a própria celebração da vida “à mesa”. Assim sendo, na “Horta à Solta” há essa particularidade de todos comensais estarem sentados numa mesa comum, criando assim um espírito de comunidade e partilha.
Partindo de um tema, eventualmente de alguma forma ligado à questão fundamental da alimentação, teremos um serão gastronómico repleto de ideias, partilhas, aprendizagens e sabores.
Estamos por isso à procura de espaços, associações, projectos, casas individuais, etc. (estamos abertos e bastante receptivos a propostas), no Porto ou arredores, onde a “Horta possa andar à solta” ;O). Contacta-nos!

SEGREDOS da HORTA – Alimentação Vegetariana Natural

O projecto Segredos da Horta é um projecto que tem por finalidade a divulgação da "alimentação vegetariana" nas suas diversas vertentes: nutricional, psico-biológica e filosófica. Desenvolve-se, principalmente, pela realização de "oficinas" práticas de formação no decorrer das quais são transmitidos conhecimentos práticos e simples de confecção e preparação de refeições vegetarianas segundo princípios básicos de uma alimentação natural e saudável.
Para além disso tem também como actividades principais a realização de Sessões (In)formativas, Palestras, Almoços e Jantares, Pic-nics e Encontros, participação em feiras de ambiente, entre outros, com o principal objectivo de dar a conhecer e levar a experimentar a Alimentação Vegetariana Natural. Os jantares “Horta à Solta” inscrevem-se nessa acção de diversificação de actividades e de “dar a provar”, com todo o gosto, uma forma de olhar e colocar em prática a Alimentação Vegetariana. No prato, na vida e agora também …num espaço perto de ti!
Contacta-nos!

Contactos e informações:
Segredos da Horta – Alimentação Vegetariana Natural
93 4476236 (Pedro J. Pereira)

Facebook

Apoios:
Centro Vegetariano

Gosto Natural:

1 comment:

coutinho said...

Boa noite, temos um restaurante em Ponte de Lima adorava saber mais sobre este projeto, acho muito interessante.
Cpts
Rosa Silva