Tuesday, May 22, 2012

Procuram-se lugares/espaços para a … HORTA (andar) à SOLTA



Procuram-se lugares/espaços para a …
HORTA (andar) à SOLTA
jantares vegievolucionários!!!

O principal propósito dos jantares “Horta à Solta” são o de levar “o vegetarianismo” a novos lugares dando-o a conhecer e, sobretudo, provar a mais e mais pessoas de mente aberta, coração consciente e palato exigente …

Horta à Solta – Jantares Vegievolucionários!

CONTEXTUALIZAÇÃO
Ainda existem algumas ideias ou visões sobre o vegetarianismo que constituem verdadeiros mitos, ideias pré-concebidas ou tabus alicerçados num certo senso comum (na verdade completamente insensato) ou naquilo que são padrões culturais a nível alimentar exacerbadamente “carnívoros”.
Na verdade, e ao contrário do mito que vai prevalecendo de que o Homem é essencialmente omnívoro, ao longo da história diversas civilizações e algumas figuras particularmente proeminentes da história da humanidade praticavam e praticam, por diversas razões, uma alimentação essencialmente vegetariana (Leonardo da Vinci, Platão, Sócrates, Henry David Thoreau, Tolstoy, Gandhi, entre outros).
Ainda que vivendo numa sociedade onde o consumo de carne é comum e predominante, o vegetarianismo por motivos de ordem ética, ecológica, de saúde e/ou espiritual, encontra-se cada vez mais difundido, estando também implícito nos novos paradigmas emergentes de maior aproximação da espécie humana à própria Mãe Natureza.
É pois tempo de contribuirmos também para a difusão deste padrão alimentar e estilo de vida, que quando praticado de uma forma consciente e coerente tem um tremendo potencial de contribuir para uma mudança positiva na forma como nos relacionamos com as outras espécies animais e com o próprio planeta. Já para não falar com nós próprios.

UM DIA VEGETARIANO
Face ao cada vez mais evidente elevado impacto da produção e consumo de carne nos ecossistemas, nomeadamente considerando a sua elevada dependência de recursos naturais e o tremendo impacto em termos de produção de gases contribuintes para o efeito de estufa (entre outros detritos como os próprios dejectos), uma redução drástica do consumo de carne mundial é cada vez mais reconhecida como uma medida fundamental para fazer face às alterações climáticas. Dessa forma várias instituições, cidades e entidades têm vindo a implementar, por exemplo nas cantinas e refeitórios públicos, menus vegetarianos pelo menos uma vez por semana. Ou seja, pelo menos um dia na semana onde os menus estão livres de produtos animais como a carne ou o peixe.

HORTA À SOLTA
O principal propósito dos jantares “Horta à Solta” são o de levar “o vegetarianismo”, ou o vegetarianismo do “Segredos da Horta”, a novos lugares dando-o a conhecer e, sobretudo, provar a mais e mais pessoas de mente aberta, coração consciente e palato exigente. Neste caso o que pretendemos é fazer um jantar “Horta à Solta” com uma periodicidade pelo menos mensal. Pretendemos realizar um jantar vegetariano composto por vários componentes (entrada, sopa, prato principal, sobremesa) de forma a demonstrar a diversidade e enorme riqueza da alimentação vegetariana. Mas pretendemos acima de tudo suscitar o convívio e a própria celebração da vida “à mesa”.
Assim estamos a divulgar esta informação com o intuito de no fundo encontrar sítios (espaços, associações, projectos, etc. estamos mais que abertos a propostas), no Porto ou arredores, onde a “Horta possa andar à solta” ;O)

SEGREDOS da HORTA – Alimentação Vegetariana Natural

O projecto Segredos da Horta é um projecto que tem por finalidade a divulgação da "alimentação vegetariana" nas suas diversas vertentes: nutricional, psico-biológica e filosófica. Desenvolve-se, principalmente, pela realização de "oficinas" práticas de formação no decorrer das quais são transmitidos conhecimentos práticos e simples de confecção e preparação de refeições vegetarianas segundo princípios básicos de uma alimentação natural e saudável.
Para além disso tem também como actividades principais a realização de palestras, almoços e jantares, pic-nics e encontros, participação em feiras de ambiente, entre outros, com o principal objectivo de dar a conhecer e levar a experimentar a alimentação vegetariana natural. Os jantares “Horta à Solta” inscrevem-se nessa acção de diversificação de actividades e de “dar a provar”, com todo o gosto, uma forma de olhar e colocar em prática a alimentação vegetariana. No prato, na vida e agora também …num espaço perto de ti!


MAIS INFORMAÇÕES e CONTACTOS:

Projecto “Horta à Solta”
Segredos da Horta - Alimentação Vegetariana Natural
Pedro Jorge Pereira 93 4476236
segredosdahorta@gmail.com



No comments: