Friday, February 03, 2012

Oficina “Às compras com Segredos” , Dia 11 de Fevereiro de 2012, Sábado, às 10h15

Oficina “Às compras com Segredos”
Dia 11 de Fevereiro de 2012, Sábado, às 10h15
(duração aproximada: 2h30)
Inscrições Limitadas

No seguimento das diversas actividades, formações e eventos dinamizados/organizados pelo projecto Segredos da Horta uma questão recorrentemente colocada tem sido a de:

 Onde e como comprar os alimentos necessários à Alimentação Vegetariana?

O principal objectivo da Oficina “Às compras com Segredos” é o de ser uma resposta prática, didáctica e divertida a essa questão.

Por outro lado, parte também do trabalho de sensibilização eco-social que tem vindo a ser desenvolvido pelas Oficinas de Consumo Crítico e Consciente – O3C´s:

http://thechange2004.blogspot.com/search/label/O3Cs

Esta Oficina tem um formato algo semelhante mas incide mais sobre os aspectos práticos de um consumo ético, consciente, económico e inteligente.

Basicamente consiste num itinerário prático por alguns dos locais onde habitualmente adquirimos alimentos que constituem uma boa base daquilo que pode ser a alimentação vegetariana, com o intuito de demonstrar como se pode conciliar o consumo consciente com uma alimentação equilibrada, diversificada, económica e, ao mesmo tempo, tentar tornar o mais positivo e sustentável possível o impacto social, económico e ambiental do nosso “consumo”. Dicas e segredos fáceis de colocar em prática no dia-a-dia e bastante úteis para tornar a prática da alimentação vegetariana (e não só) acessível e sustentável.
É pois uma oficina que é também uma viagem de reflexão, debate e partilha de experiências e memórias através de cores, aromas e lugares nevrálgicos para a actividade económica, cultural e social da cidade do Porto.

É ainda de referir que a contribuição dos participantes serve, por um lado, para ajudar a financiar e apoiar os projectos dinamizadores.
Nesta primeira edição da Oficina “Às Compras com Segredos” metade de todas as contribuições revertem também para uma importante actividade de “Libertação de Animais”. Sendo uma prática de cariz essencialmente budista não deixa também de ser transversal a qualquer credo ou filosofia que tenha por base um profundo respeito pelas outras espécies animais. Sendo que tipicamente são “comprados” espécies (santolas, lavagantes, sapateiras, etc.) que são submetidas a uma morte especialmente bárbara e cruel (são cozidos vivos), evitando-se assim o seu sacrifico e sendo libertadas no oceano.

Formador/Organizador: Pedro Jorge Pereira, activista e formador eco-social. Dinamizador dos projectos Segredos da Horta, Porto de Encontros – Visitas Eco-Sociais, C3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente, entre outras actividades e projectos dinamizados ou nos quais é colaborador.


Organização: Segredos da Horta – Alimentação Vegetariana Natural e C3C´s – Centro para o Consumo Crítico e Consciente

Data: 11 de Fevereiro de 2012, Sábado, às 10h15

Ponto de Encontro: em frente à C.M.do Porto junto à estátua de Almeida Garrett

Contribuição: 5,55 Hortinhas

Data Limite de Inscrição: 9 de Fevereiro de 2012, 5ªfeira

Inscrições: Limitadas (será uma actividade com um número reduzido de participantes) e as vagas serão reservadas às primeiras inscrições efectuadas “com a respectiva confirmação”

Modo de Inscrição: Envio dos dados de inscrição para o e mail:
segredosdahorta@gmail.com
e depois através da transferência “de confirmação” do montante sugerido de contribuição, 5.55 hortinhas, para o nib:
0035 0091 0000 7119 9001 3 (Caixa Geral Dep.) (*)(**)(***)
com o envio do respectivo comprovativo para:
segredosdahorta@gmail.com

(*) no caso de não realização da sessão o valor de “sinalização” será integralmente devolvido, sendo para esse efeito útil a indicação do nib remetente
(**) no caso de desistência do participante o valor só será devolvido quando esta for comunicada com pelos menos 24h de antecedência em relação à data limite de inscrição
(***) 10% de desconto para associados do Centro Vegetariano ou numa das inscrições no caso de duas inscrições (ou em 2 no caso de 3, etc.)

Indicações:
Trazer roupa, calçado confortável e água. Trazer recipientes/sacos reutilizáveis. Durante a actividade os participantes podem (e devem ;O) fazer compras nos locais por onde iremos passar.
A actividade tem um carácter informal e pessoal pelo que não se encontra coberta por qualquer tipo de seguro, sendo que a responsabilidade por qualquer acidente é da inteira responsabilidade dos participantes ou do destino, dependendo da perspectiva ;O)

No comments: