Tuesday, January 03, 2012

Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural, 29 de Janeiro de 2012, Domingo, Segredos da Horta, Matosinhos

Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural

29 de Janeiro de 2012, Domingo, Segredos da Horta, Matosinhos

10h00-14h30


Domingo 29 de Janeiro

10h00 – 14h30

Contribuição: 27,00 €


Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural, porquê?

Somos aquilo que comemos. Sendo a alimentação tão preponderante naquilo que somos e fazemos porque é que, tantas vezes, praticamos uma alimentação tão inconsciente e descuidada? Não acaba por ser inevitável o surgimento de tantos problemas de saúde associados ao nosso estilo de vida e à alimentação inconsciente que praticamos?

O ser vivo (o ser humano) é um ser constituído por uma dimensão biológica, psicológica e espiritual. A nutrição não é pois a mera satisfação de uma necessidade biológica elementar mas, muito mais do que isso, é um processo de transmissão energética e de profundo inter-relacionamento do ser vivo com o meio onde se insere, com a Natureza.

O Vegetarianismo é uma opção cada vez mais válida e que quando praticado de forma consciente nos permite diversificar e enriquecer a nossa alimentação e estilo de vida.

Por outro lado, mesmo sendo uma alimentação à partida bastante mais saudável (isenta por exemplo de hormonas e outras substâncias que se acumulam nos próprios animais sacrificados para consumo) por vezes o próprio vegetarianismo é também praticado de forma bastante insconciente e pouco equilibrada, não seguindo os princípios de uma alimentação verdadeiramente natural.

A Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural é pois uma óptima oportunidade para investir em algo tão importante como a alimentação. Aprender a cozinhar e comer de forma consciente, equilibrada e ecológica. Aprender também alguns dos fundamentos e alimentos mais importantes na alimentação vegetariana natural – nomeadamente em termos de equilíbrio nutricional - de forma simples, prática, acessível e com todo o gosto!


Algumas das “criações” de cursos anteriores:


http://segredosdahorta.blogspot.com/2010/03/algumas-criacoes-do-curso-de-fevereiro.html


http://segredosdahorta.blogspot.com/2010/03/mais-algumas-criacoes-do-curso-de.html


http://segredosdahorta.blogspot.com/2010/10/fotos-da-universidade-de-verao-010-no.html


Projecto Segredos da Horta


"Conhecimento que não se transmite é conhecimento condenado à sua própria extinção."

Segredos da Horta é um projecto que tem por finalidade a divulgação da "cozinha vegetariana" nas suas diversas vertentes: nutricional, prática e filosófica. Desenvolve-se, principalmente, pela realização de "oficinas" de formação em alimentação vegetariana. O projecto tem também por finalidade a realização de iniciativas e actividades, como por exemplo palestras, almoços e jantares, pic-nics e encontros, entre outros, com o principal objectivo de dar a conhecer e levar a experimentar a alimentação vegetariana natural.


O Formador – apresentação


Pedro Jorge Pereira, vegetariano há cerca de 13 anos, boa parte deles de forma integral (Vegan) foi cozinheiro no Restaurante Nakité, no Porto, e Daterra, em Matosinhos, tendo integrado também a Associação Cultural Casa da Horta. Actualmente tem por principal missão, desmistificando preconceitos e mitos vários, divulgar a alimentação vegetariana natural junto de mais pessoas. É formador sobretudo no projecto Segredos da Horta. Tem simultaneamente vindo a colaborar e desenvolver vários outros projectos e iniciativas na área da alimentação vegetariana natural e da educação ecológica e social.


Oficinas de Alimentação Vegetariana Natural

As oficinas a realizar serão compostas por uma introdução teórica, na qual serão abordados alguns dos conceitos principais relacionados com uma nutrição consciente e natural, sendo depois seguidas da componente prática nas quais são preparados e confeccionados diversos pratos vegetarianos.
No final de cada oficina decorre uma refeição onde são saboreados os pratos confeccionados.


Domingo, 29 de Janeiro, 10h00 – 14h30, Segredos da da Horta – Matosinhos

  • Formação Teórica

  • Formação Prática

Menu:

Entrada: Pãezinhos de Sementes
Prato principal: Tofu Assado no Forno com Molho de Cogumelos
Acompanhamento: Arroz Integral e Legumes Salteados com avelã
Sobremesa: Pudim de Sêmola de Trigo, Pêra e Cevada


O valor do curso incluí:
- Formação durante a oficina e acompanhamento posterior;
- Refeição

- Materiais pedagógicos diversos


Inscrições:

Data Limite de inscrição:

5ªfeira, 27 de Janeiro


Modo de inscrição:

Através de transferência do montante de 13,50 (metade do valor de participação total) para o nib:

0035 0091 0000 7119 9001 3 (Caixa Geral Dep.) (*) (**)

com o envio do respectivo comprovativo para:

segredosdahorta@gmail.com


(*) no caso de não realização do curso todos os valores de “sinalização” serão integralmente devolvidos, sendo para esse efeito útil a indicação do nib remetente

(**) no caso de desistência do participante o valor só será devolvido quando esta for comunicada com pelos menos 24h de antecedência em relação à data limite de inscrição


Mais informações:

Segredos da Horta - Pedro Jorge Pereira

93 4476236

segredosdahorta@gmail.com

http://segredosdahorta.blogspot.com/


Número de inscrições limitado (por razões de ordem logística). Prioridade de acesso ao curso por ordem de inscrição.

No comments: